Competências

A predominância e influência das imagens e a necessidade cada vez maior de diferentes formas de expressão artística, podem favorecer muito o exercício da profissão do artista plástico. As Artes Plásticas são produzidas a partir da manipulação de alguns materiais, utilizando variadas técnicas, com o objetivo estético e não totalmente utilitário. Um dos pilares principais que regem a atuação do artista plástico é representar o mundo imaginário e/ ou real por meio de elementos táteis e visuais, formas e cores.

Hoje em dia, o artista plástico trabalha com materiais no computador, não apenas com argila, tinta etc. Este profissional utiliza elementos visuais, como esculturas, gravuras, pinturas e desenhos, além de aproveitar vários materiais, como gesso, tinta e papel, para fazer seu trabalho.

Ele pode atuar como organizador de exposições em galerias e museus, escultor, ilustrador de publicações, professor e também como artista de multimédia, criando desenhos animados ou banda desenhada, por exemplo.
O profissional tem que ser bastante curioso, uma vez que isso aguçará a sua vontade de aprender cada vez mais, de estar atualizado com o universo das artes e de ver como os artistas se expressam ao longo do tempo a fim de aprimorar o seu trabalho.

Há, ainda, outras características que o artista plástico precisa ter: ser criativo, autêntico, observador, sensível, disciplinado e estar sempre disposto a aceitar críticas e sugestões.

E, obviamente, este profissional precisa de conhecer as técnicas e o manusear dos materiais que cada área de conhecimento exige. Apesar de existirem artistas que são autodidatas, ou seja, que conseguiram aprender os seus ofícios sozinhos, hoje em dia existem cursos de ensino e de especialização para quem quer ser um artista plástico ou um docente de arte.

Powered by Anabela Pereira