Vertentes Pictóricas para o meu trabalho de Retrato

(e correntes inspiradoras)

Eis algumas vertentes e correntes que inspiram o meu trabalho como Retratista...
  • Retrato Realista
    O Realismo foi um Movimento Artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais específicamente em França, em reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1900 o Movimento Cultural, Realismo, predominou em França e estendeu-se pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado.
  • Ilustração
    Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. A Ilustração também serve para comunicarmos uma mensagem ou sentimento sem usar palavras. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma Fotografia também é uma Ilustração.

    No computador, posso fazer uma ilustração em desenho vetorial, Thereshold, aplicar filtros, etc...
  • Caricatura
    A Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada Indivíduo.
    Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
    A caricatura é a "mãe" do Expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
  • Retrato Surrealista
    Este Estilo combina o representativo, o abstrato, o irreal e o inconsciente. No Surrealismo, a Arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. Humor, sonho e a contra-lógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Busca restaurar os poderes da imaginação, castrados pelos limites do utilitarismo da sociedade burguesa, e superar a contradição entre objetividade e subjetividade, tentando consagrar uma poética da alucinação, de ampliação da consciência.
Figuração
Figuração pictórica...
A Arte Figurativa é um tipo de arte moderna caracterizada pela criação e expressão de obras que podem ser facilmente identificadas por seus observadores. Ou seja, seus espectadores não precisam utilizar metáforas ou símbolos para compreendê-la.
No decorrer da história, esta corrente artística apresentou características que evoluíram com o decorrer do tempo. Considerado um estilo mais inclusivo por não exigir referências culturais como as apresentadas por outros géneros, a arte figurativa perdeu um pouco o seu espaço a partir do século XX, devido ao surgimento de vanguardas artísticas europeias, como a Arte Abstrata.
O conceito de retrato, ponderado em função da sua utilização literária, desdobra-se em, pelo menos, duas aceções, eventualmente articuladas. Uma: o retrato como dispositivo de figuração da personagem. Outra: o retrato como objeto decorativo.
Desenho Expressivo
A realização de um autorretrato pode ser compreendida como um ato de afirmação da própria existência do artista. Todo o autorretrato envolve também uma série de escolhas, pelas quais o artista define quais são os elementos valorizados nessa materialização de si na arte. Quais cores, formas, gestos, expressões, dimensões e outros elementos são os melhores para cada representação?
O retrato expressivo é, de certa forma, mais livre.
O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao Impressionismo francês.
A ideia do expressionismo era da arte enquanto ação, na concepção da imagem pelo artista de forma emocional, visceral, por vezes violenta, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.
Desenho de Observação
Entre as diferentes formas de desenho, o desenho da observação é quase uma obrigação! Não é muito empolgante desenhar uma cesta de frutas quando se começa a aprender a desenhar alguém... E, no entanto, é um passo essencial para entender os conceitos básicos de desenho.
A observação é um processo complexo que pode ser aprendido. Reproduzir um objeto com precisão, examinar os recursos de um rosto para desenhar um retrato realista, pintar uma paisagem... Esses exercícios têm como ponto comum os sentidos que se devem mobilizar.
O filósofo indiano Jiddu Krishnamurti, medalhista da paz da ONU de 1984, disse: "Observar sem avaliar é a forma mais elevada de inteligência humana."
O Desenho de Observação também é esse. Observar sem julgar. Não deixar o seu cérebro interpretar o que vê, mas ser fiel à realidade.


"Bebé alegre com tintas": Anabela Pereira



Powered by Anabela Pereira